
No século VI a.c., através de Tales de Mileto, já se tinha noção de cargas elétricas através da atração de corpos leves atritados em lã.
Estudos sobre fenómenos elétricos foram discutidos por vários pesquisadores,porém entre os principais estão: Charles de Coulomb e Georg Simon Ohm; estes aplicaram conceitos utilizados até o mundo contemporâneo.Para Coulomb, a movimentação das cargas eletricas de maneira continua constitui a eletrostática e formam o campo elétrico.Esta movimentação ocorre através das forças de atração e de repulsão.
Estas forças atuam pela diferenciação de eletrização de cada corpo,ou seja,se os corpos estão eletrizados com cargas iguais se repelem, com cargas diferente se atraem, são forças de ação e reação.
Georg Ohm, com sua inteligência magnifica veio à discutir eletrostática apenas em Circuitos Elétricos, aplicando a Lei dos Nós e a Lei das Malhas, onde "a soma das intensidades de que chegam a um ponto é igual à soma das intensidades das correntes que deixam o ponto e em uma malha elétrica (do mesmo sentido) a soma das tensões encontradas em cada circuito é nula", respectivamente.
É,a noção de cargas elétricas já vem de muito tempo(séc.VIa.c)e através das experiências do passado e dedicação de pesquisadores essas descobertas podem ser aperfeiçoadas e aplicadas aos nossos ensinos.
ResponderExcluirSeria interessante falar sobre o que causam esses fenômenos, sua importãncia para a ciência e o quanto são indispensáveis na vida moderna.